segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Palácio... Universitário?!!



Este é o nome dado para a antiga construção (e “bota antigo” nisto: o prédio completa 160 anos em 2012!) da UFRJ que se localiza na Urca, bairro da zona sul carioca.
Alguns de vocês, que moram ou visitaram o Rio de Janeiro, podem ter passado por ele e nem se deram conta da sua existência...
Quando falamos em Urca, qual é a primeira coisa que vocês pensam? Não seria o morro do Pão de Açúcar? Afinal, é uma das referências da nossa cidade e que muito contribuiu para que o Rio fosse a primeira cidade eleita para o título de “Patrimônio Natural da Humanidade” pela UNESCO. É fácil localizar o Pão de Açúcar na foto abaixo: está à direita.

Foto de Gabriela d’Araujo (2005). Disponível em: http://www.imagem.ufrj.br. Acesso em: 06/04/2012.

O morro do Pão de Açúcar é uma das divisas naturais entre a Baía de Guanabara e o mar aberto. Perto, há o Iate Clube. Na foto, vemos sua estrutura retangular (semelhante a dois “braços” se fechando) na Baía de Guanabara para abrigar os barcos. Pois é, justamente, em frente ao clube, que se encontra o Palácio Universitário! Assim, no caminho para o bondinho do Pão de Açúcar, passamos pelo Palácio.
Para os consumistas de plantão, o Palácio Universitário fica próximo ao shopping RioSul. Na foto abaixo, aparece o Palácio Universitário sob outro ângulo e o RioSul está ao fundo (dica para localizar o shopping: é o prédio mais alto).

Foto de Gabriela d’Araujo (2005). Disponível em: http://www.imagem.ufrj.br. Acesso em: 06/04/2012.

Reconheçamos, o Palácio Universitário é bastante fotogênico.
É uma construção realmente grandiosa de aparência nobre! Portanto, nada mais justo que tenha o termo Palácio no seu nome. Na planta abaixo, vemos, em detalhe, sua estruturação.



Destacamos sua forma simétrica: dividida basicamente em três seções: duas laterais retangulares iguais, ambas possuem dois pátios quadrangulares internos formando um “oito”, enquanto a seção central se diferencia pela construção mais alta (bem visível nas fotos anteriores) com três andares e telhado triangular finalizado em abóbada (parte arredonda), que está interligada com as duas seções laterais através de pátios menores. Esta simetria nós dá a impressão de equilíbrio, ordem e racionalidade, características do estilo arquitetônico da sua construção: o neoclassicismo. Nas próximas postagens, voltaremos a tratar desse e de outros elementos neoclássicos do prédio.
Se, hoje, o Palácio Universitário é cercado de prédios e limitado pelas Avenidas Venceslau Brás e Pasteur com seu trânsito intenso de carros e ônibus:

Nem sempre foi assim... Há 160 anos, quando o Palácio foi erguido, o ambiente era bem mais bucólico, como veremos na nossa próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário